terça-feira, 28 de junho de 2011

Padre e freira condenados por pedofilia.

ESCÂNDALO: PADRE E FREIRA- Saiu a condenação no caso de pedofilia de Canoinhas. Não só o padre Marcos César Andreiv foi condenado a 10 anos e meio em regime fechado pelo crime como a freira Josiane Kelniar teve a mesma condenação, só que em regime aberto, por ajudar o padre.
Wanderlei Salvador http://www.obv.com.br/
Manifestação em Canoinhas SC Manifestação em Canoinhas SC / Foto: Jornal Correio do Norte
Arquivo Arquivo / Foto: Div.OBV
COMO FOI QUE ISSO ACONTECEU??
Em 2009, a mãe de uma menina suspeitou do abuso porque ela se recusava a ir à creche que fica próxima à igreja onde o pároco era… pároco.
A mãe procurou a polícia e, pra ela, a garota contou que o padre a tocava em suas partes pudentas e dizia para ela não contar a ninguém porque senão “o anjinho levaria sua mãe pra sempre”. A menina teria dito também que o padre tirava a roupa quando ambos estavam a sós.
De acordo com relatórios médicos, a garota estava emocionalmente abalada por causa do abuso.
As acusações de pedofilia contra o padre Marcos César Andreiv, ligado à Igreja Católica do rito ucraniano, em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, renderam uma condenação de 10 anos e seis meses de prisão ao religioso. A sentença foi assinada nesta sexta-feira (24) pelo juiz Rodrigo Rodrigues.
 
O padre estava preso preventivamente desde outubro do ano passado, acusado de abusar de uma menina de quatro anos. Ele não terá o direito de recorrer em liberdade. Na mesma sentença, o juiz também condenou a freira Josiane Kelniar à mesma pena. Mas ela terá o direito de responder em liberdade. A freira foi denunciada por ajudar o padre a praticar os atos de pedofilia.

O caso veio à tona quando a mãe da menina desconfiou que a filha estivesse sendo molestada. Em depoimento à polícia, a criança disse que era tocada nas partes íntimas e que o padre a orientava a não contar nada " porque o anjinho a levaria".

Um relatório psicológico confirmou que a menina foi vítima de abuso. Ainda no decorrer da investigação, a Justiça aceitou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil.

— O que se pretende é evitar que o indiciado cometa novos crimes contra outras crianças. Conforme indicam as provas indiciárias, o acusado aproveitou-se de sua profissão de sacerdote para praticar os delitos de cunho sexual — escreveu o juiz Rodrigo Rodrigues, na época.
 
Antes de se entregar, o padre Marcos Andreiv deixou Canoinhas e chegou a passar algumas semanas como foragido no Paraná. Durante o processo, a defesa do padre alegou "constrangimento ilegal" na prisão por falta de prova da autoria do crime.
 
A reportagem tentou falar com o advogado Ivo Fiorentin, que defende o padre e a freira no caso. Mas ele não foi encontrado para atender os telefonemas em casa e no escritório. Procurado no celular, o filho dele atendeu a ligação e informou que Ivo havia se retirado para uma fazenda e estava incomunicável.
FONTE:
http://www.obv.com.br/

domingo, 5 de junho de 2011

Igrejas véteros se unem no Brasil

Uma ótima notícia, as igrejas véteros católicas, estão se unindo no país.
Dia 18 de julho um encontro em Santos, promovido pelos véteros de Curitiba.
Somadas no  Brasil as Igrejas católicas nacionais e véteros, formam milhões e milhões de fiéis, com muitos bispos que promovem a unidade.
Mais informações no site:
http://www.veterosdobrasil.com/novositevetero/

De lá a foto da primeira igreja vétero do Brasil em Ponta Grossa Paraná.
Este blog agradece pela foto.